fbpx
Atendimento: +55 (31) 3327-4747

Harmonização Facial

Harmonização Facial

Depositphotos_56666377_xl-2015

Harmonização facial: o que é, para que serve e como funciona

Harmonização facial é um novo conceito na área da estética médica. Seu objetivo é melhorar a simetria e a harmonia das feições de uma pessoa por meio de procedimentos combinados.

 

Não existe um único tipo de beleza 

Cada pessoa tem traços que lhe agradam e outros que gostaria de mudar. Juntos, eles compõem a face. Muitas vezes, os lábios perfeitos de alguém não ficariam agradáveis no rosto de outra pessoa. Não é um elemento específico que torna uma face atrativa, mas a harmonia entre os seus elementos.

Outro importante fator é a simetria. Uma face considerada bonita é, geralmente, simétrica. Porém, a maioria das pessoas tem feições diferentes quando se comparam os dois lados da face.

Quando olhamos para alguém, mesmo que a assimetria não seja nítida, nosso cérebro registra o desequilíbrio e isto interfere em nossa impressão sobre o quanto ela é atrativa ou não.

Algumas características da face também contribuem para a beleza. No caso da mulher, por exemplo, o rosto em formato de coração, bochechas proeminentes, olhos grandes, testa longa e curva, nariz bem definido e queixo curto são elementos considerados atrativos.

 

Objetivos da harmonização facial 

A harmonização facial busca, então, destacar os pontos positivos do rosto e corrigir as imperfeições, assimetrias e os efeitos do tempo.

Para isso, são utilizados procedimentos cirúrgicos e estéticos combinados. Um bom profissional escolherá as melhores opções levando em consideração a idade, tipo de pele e efeitos desejados pelo paciente.

 

Tipos de tratamentos para harmonização facial 

São inúmeras as opções de tratamento dentro do campo da estética facial. São algumas delas:

  • toxina botulínica;
  • preenchimento;
  • implantes;
  • fios de sustentação;
  • cirurgia plástica;

 

Toxina botulínica 

A toxina botulínica é injetada em vários pontos do rosto e causa paralisia do músculo naquele local, atenuando ou eliminando as rugas de expressão. O tratamento dura em torno de 5 a 6 meses.

 

Preenchimento 

O preenchimento geralmente utiliza o ácido hialurônico e tem o objetivo de devolver volume ou atenuar sulcos e rugas.

Existem vários tipos de ácido hialurônico, com funções e indicações diferentes. Na região das bochechas e nos lábios, é possível recuperar o volume, devolvendo o aspecto jovial à face. Também podem ser tratados os outros sulcos como:

  • sulco infrapalpebral (olheira);
  • sulco nasogeniano (bigode chinês);
  • sulco infralabial (abaixo do lábio inferior);
  • sulco labiomentoniano (sulco da marionete).

 

Atualmente, utiliza-se a técnica MD Codes. Ela distribui o produto em pontos estratégicos, atuando na estrutura e na harmonia de toda a face.

 

O ácido hialurônico é absorvido lentamente pelo organismo e o tratamento dura de 1,5 a 2 anos.

 

Implantes 

Implantes de material biocompatível podem ser utilizados para devolver volume, ou modificar o contorno da face. Podem ser utilizados no queixo, linha da mandíbula e na região das bochechas.

 

Fios de sustentação 

Os fios de sustentação mais usados atualmente são feitos de material biocompatível, que estimulam a formação de colágeno (ácido polilático). Eles podem ser implantados na face e no pescoço para redefinir os contornos do rosto e atenuar os sulcos.

 

Cirurgia plástica 

Os seguintes procedimentos cirúrgicos podem ser utilizados durante o processo de harmonização facial:

 

  • Blefaroplastia (pálpebras);
  • Ritidectomia (lifting da face);
  • Rinoplastia (nariz);
  • Bichectomia (bochecha);
  • Lipoaspiração (queixo).

 

Qual procedimento escolher? 

Com tantas opções, fica difícil escolher quais procedimentos fazer. Saiba, porém, que eles têm indicações específicas e que somente seu médico poderá te ajudar a selecionar aqueles que se aplicam no seu caso.

 

Além disso, os procedimentos de harmonização facial podem ser combinados com tratamentos para a pele e para flacidez.

Gostou do texto? Para ler mais conteúdos como, fique de olho em nosso Blog e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)!

Comentários