MICROINFUSÃO DE MEDICAMENTOS NA PELE (MMP) 

O MMP é um tratamento utilizado para diversas afecções dermatológicas como: queda de cabelo, cicatrizes, tratamento de manchas e estrias.

  

TRATAMENTO DE QUEDA DE CABELO

A queda de cabelo, decorrente em especial da calvície, é recorrente causa de incômodo e de grande preocupação em homens e mulheres. A técnica da Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) trata desse problema, com resultados mais eficazes. Não existe cura para a queda de cabelo hereditária, somente alguns tratamentos para contê-la, e a MMP é uma delas.

Trata-se de uma técnica alternativa à cirurgia, mas que também pode complementar o tratamento cirúrgico. É utilizado um equipamento composto por várias microagulhas esterilizadas que penetram na pele com profundidade e velocidades controladas. Por meio desse movimento os medicamentos estéreis são depositados diretamente dentro da pele, onde irão atuar nos folículos de pelo e/ou na derme, por exemplo, tendo uma ação mais direta no problema ao qual estão sendo empregados.

Em contato com o couro cabeludo, as agulhas provocam pequenas lesões na superfície e, por consequência, um sangramento também de pequenas proporções. A reação natural do corpo é promover a recuperação da pele “machucada” e parar o sangramento. O organismo ativa o sistema plaquetário para isso, pois é necessário fazer o sangue coagular. Como as plaquetas responsáveis pela coagulação sanguínea liberam fatores de crescimento, servem de estímulo para os folículos. Todo esse processo para regeneração da pele tem como resposta o crescimento capilar.

A aplicação em toda área afetada do couro cabeludo é feita sob anestesia local ou bloqueio anestésico, em sessões que duram cerca de 45 minutos, normalmente com intervalos mensais e a quantidade de sessões variam de acordo com o estágio de evolução da queda capilar.

O tratamento da calvície com MMP é indicado principalmente para pessoas com alopecia androgenética (AAG). Porém, hoje, também é utilizado para outros tipos de alopecia.

 

TRATAMENTO DE CICATRIZES

As cicatrizes podem também ser corrigidas e melhoradas com uso da técnica de MMP associada a alguns medicamentos que podem atenuar diminuindo a altura, rigidez e alargamento dessas cicatrizes. As cicatrizes brancas, tanto lineares decorrentes de cirurgias, quanto de acidentes ou traumatismos, podem voltar a ter a cor natural da pele quando submetidas ao MMP. Os queloides são também deformidades cutâneas passíveis de tratamento com esse método.

 

TRATAMENTO DE MANCHAS

Diversos tipos de manchas, inclusive manchas brancas nos braços e nas pernas têm tratamento também com a MMP. Para esses casos são utilizados medicamentos que irão provocar um estímulo ao retorno da pigmentação natural da pele e essa resposta normalmente pode ser observada rapidamente em torno de duas semanas após a aplicação da técnica. O tratamento para esse fim não necessita anestesia e é muito bem tolerado, causando apenas um leve desconforto.