PREENCHIMENTOS COM ÁCIDO HIALURÔNICO

O preenchimento com ácido hialurônico tem como objetivo corrigir rugas finas, cicatrizes superficiais, preencher áreas com sulcos na pele e aumentar o volume dos lábios. O preenchimento facial é também indicado para remodelar formas e contornos do rosto, alterados com o avanço da idade ou deficientes pela própria característica genética do paciente.

Com o preenchimento facial é possível trabalhar a linha da mandíbula, a maçã do rosto, o nariz, o queixo, preencher os lábios, cicatrizes de acne, os sulcos e rugas que aparecem com o decorrer dos anos.

Os preenchimentos faciais são realizados por meio de um procedimento sem cortes, com o mínimo de sangramento e com anestesia local. São realizados com géis estéreis e sintéticos de ácido hialurônico.

Essa substância é colocada dentro das camadas da pele, promovendo uma correção temporária das imperfeições. O material é absorvido de seis a doze meses, dependendo da área tratada e do volume que foi utilizado, podendo ser reaplicado quando necessário.

O material é estéril, armazenado em seringas com 0,7-1 ml de volume, por isso, algumas vezes, dependendo do local a ser tratado, pode ser necessária mais de uma seringa, e a critério médico, deverá ser decidido se será feito em uma ou mais sessões.

É um procedimento relativamente simples, realizado no consultório, com ou sem anestesia local. Pode, ainda, se dar por meio de cremes anestésicos tópicos ou com anestesia intra-oral. O paciente poderá sentir um leve ardor ao passo que o preenchimento for injetado.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  1. Após a injeção podem acontecer algumas reações como inchaço, vermelhidão, dor, coceira, descoloração, ou sensibilidade no local ou implante. Tais reações, se ocorrerem, desaparecerão espontaneamente em um ou dois dias após a injeção na pele e em uma semana após a injeção nos lábios. Se depois de dois dias continuar as reações, o médico deverá ser avisado;
  1. Inchaço inicial após o tratamento do lábio, talvez durante algum tempo. Alguns pacientes permanecem com os lábios inchados e assimétricos por até uma semana;
  1. Algumas vezes podem surgir hematomas após o tratamento, que levam alguns dias para desaparecer. Outros tipos de reação são muito raros, aproximadamente um em cada 2000 pacientes tratados experimentaram reações localizadas de hipersensibilidade, inchaço no local do implante, às vezes com edema nos tecidos circunvizinhos. Também pode ocorrer eritema, sensibilidade e raramente pápulas acneiformes. As reações têm início alguns dias após a injeção ou ao fim de duas a quatro semanas, se forem descritas como ligeiras e moderadas, autolimitadas com uma duração média de duas semanas. Raramente ocorre acometimento intramuscular.
  1. Evite tocar a área tratada nas 6 horas seguidas à aplicação. Depois deste período, poderá aplicar maquiagem e lavar com água e sabão;
  1. Não exponha a área tratada a calor ou frio intenso até que o inchaço e o vermelho desapareçam;
  1. Em caso de existência de herpes simples na face antes do tratamento, é provável que a picada da agulha possa criar uma erupção;
  1. Em caso de uso de aspirina outro medicamento similar, o local da injeção poderá sangrar mais;
  1. Importante lembrar que o ácido hialurônico é absorvido com o passar do tempo. Portanto, a correção não durará para sempre.