Uveíte

UVEÍTES

Uveíte é uma inflamação ocular que acomete a úvea, composta pela íris (estrutura que dá cor aos olhos), corpo ciliar e coroide (compostos basicamente por vasos sanguíneos).

As causas de inflamação do trato uveal podem ser: traumáticas, infecciosas, tumorais e autoimunes. Dentre as causas traumáticas, temos como exemplos, as lacerações corneanas, perfuração ocular, queimaduras químicas e físicas. Já entre as infecciosas, a toxoplasmose se destaca como a mais comum em nosso meio, mas outras, como sífilis, tuberculose, herpes também merecem destaque. Metástases ou tumores primários oculares são responsáveis pelas uveítes tumorais ou síndromes mascaradas. Doenças sistêmicas como artrite reumatóide juvenil, espondiloartropatia soro-negativas, doença de Behçet e outras doenças imunes são etiologias de uveítes autoimunes.

O principal sinal de uma uveíte é o olho vermelho, mas pode ocorrer dor, baixa visual e aparecimento de pontos pretos no eixo visual. Algumas uveítes, entretanto, podem se comportar sem vermelhidão, de forma mais silenciosa.

O diagnóstico correto é essencial para o tratamento e prevenção das crises de uveítes.

O tratamento pode ser feito com colírios, medicamentos por via oral ou injetáveis. Em alguns casos, devido à gravidade da inflamação, realiza-se tratamento em regime hospitalar.

As uveítes podem levar à baixa visual e à cegueira quando não tratadas. Complicações como catarata, glaucoma e descolamento de retina podem ocorrer.